Deu tudo errado no meu casamento... e isso foi ótimo!
Compartilhe
Não sei se você sabe mas a Lucena Foto tem uma filosofia de trabalho muito bem definida, além de algumas peculiaridades na forma de fotografar e interagir com os casamentos.
Acreditamos no Fotojornalismo verdadeiro; que o casamento é um momento real e merece ser vivido com toda intensidade, e a nossa fotografia não deve atrapalhar esse momento, mas registrá-lo e eternizá-lo em imagens poderosas e capazes de trazer de volta as emoções daquele dia.
Neste post, eu gostaria de contar para você um pouco da história da minha história, te dar dicas que podem te ajudar bastante no seu casamento e explicar porque nós trabalhamos nos empenhando ao máximo em cada casamento que fotografamos. No final do Post tem um presente especial para você.
Nosso casamento foi em 2009, sim... há 10 kilos atrás! E muita coisa que planejamos para aquele dia não saiu como planejamos. Mas o importante não é bem isso, e sim o que fizemos com essa experiência de um casamento tenso e teatral.
A Chuva
Em Brasília temos duas estações no ano: Chuva e seca!!! E nós marcamos o casamento no final da época de seca, para que fosse ao ar livre, fim da tarde... mas apareceram nuvens carregadas no céu da manhã daquele dia!! Para muitos, um milagre, afinal a seca aqui castiga forte. Mas, para nós, foi um espanto... o dia começou com chuva, depois parou, depois choveu de novo e não conseguíamos saber se ia ter chuva na hora da cerimonia ou não!! A cerimonialista ligava para minha noiva desesperada, sem saber o que fazer (como se minha noiva tivesse uma solução mágica para o problema) e essa foi uma das principais lições que aprendemos naquele dia:
Noiva não resolve problema no dia do casamento!
Em resumo... quando os convidados chegaram e se assentaram, choveu! Isso mesmo (kkkkk)... tivemos que tirar tudo correndo do jardim para o salão!
O Som
Com a chuva, parte do som queimou =0! Eu tinha planejado tocar guitarra na entrada da minha noiva, mas isso quase não deu certo porque o pessoal do som teve sérios problemas.
Mas calma, esse post não é para gerar desespero ou medo (hehehe)! Eu juro que tem um final feliz nessa história!
A cerimônia (e o cerimonial)
Como mencionei antes, cerimonial ajudou bastante a deixar a gente mais tenso e nervoso nesse dia já tão cheio de expectativas. E a nossa cerimônia foi um pouco estranha e apressada pelo celebrante, que não nos conhecia muito e esqueceu até mesmo de fazer aquelas perguntas principais do casamento.
A fotografia
O ano era 2009, não havia tantos sites e blogs, nem tantos fotógrafos como hoje em dia.
Então sim... passamos por toda aquela via dolorosa da pesquisa de fornecedores (as degustações eram a parte boa! =P).
Eu já era fotógrafo, mas não de casamentos. Conhecia e admirava o WPJA - Wedding Photojournalist Association - uma Associação internacional de fotógrafos de casamento que faziam fotojornalismo de verdade! Que se empenhavam em capturar momentos verdadeiros. E eu queria isso para meu casamento, esse tal de fotojornalismo.
Vou encurtar a história para você não desanimar, porque agora vem a parte crítica.
Encontrei uma empresa em que os álbuns de mostruários pareciam ser exatamente isso que eu procurava, mas...
No dia do casamento, o fotógrafo (aquele que tinha feito as fotos lindas dos álbuns que eu tinha visto) não foi! Foi a equipe dele! =(
A equipe de fotografia dava pitaco em tudo... eles queriam dirigir cada passo, cada olhar, cada momento que nós deveríamos viver, da forma como deveríamos viver, naquele dia. Tudo se tornou extremamente teatral e ficamos meio inertes e anestesiados... não havia liberdade, afinal, sempre tinha alguém dizendo como deveríamos nos portar e eu sentia que se eu não fizesse exatamente daquela forma quadrada e engessada, os fotógrafos não consegueriam fazer o trabalho deles...
Sabe como me senti? Como mais um! Mais um casal, mais um casamento, mais um cliente qualquer...
Em resumo... vivemos o que muitos casais vivenciam na experiência de fazer um casamento: não comemos direito, não conversamos com nossos convidados direito, não pudemos nos emocionar direito, não vivenciamos direito. Não tivemos fotos de detalhes importantes da decoração que foram feitos por familiares, o ambiente meia-luz que planejávamos foi estragado por postes de luz horríveis, não pudemos aproveitar tudo que tinhamos ralado tanto para fazer acontecer. Isso porque tudo virou um grande teatro.
Mas não fique triste por mim, não foi para isso que fiz este post!
Deixa eu te explicar o porquê:
1- Casei com o amor da minha vida!
E essa é a primeira lição que trago e que falo para todos os casais: "É dia de amor e não de estresse. É dia de focar no que importa. Tudo que preparamos para a celebração do casamento é apenas para abrilhantar o dia, mas, o que importa mesmo, é a união de duas pessoas baseada nesse amor." <3
2- Criamos um serviço de fotografia de casamento único!
Então criamos a Lucena Foto e, desde então, trabalhamos da seguinte forma:
* Poucos casamentos para cada mês: A exclusividade do nosso trabalho começa aí! Cada casal é um casal especial para nós. Queremos conhecê-lo, saber o que agrada e o que não agrada nas fotografias e na hora do evento. Queremos sonhar junto cada detalhe, saber se há algo de especial que alguém fez... enfim, dar atenção aos detalhes!
* As fotos são SUAS: Oferecemos o serviço de eternizar os momentos, a arte de fotografar, e entregamos todas as fotos em alta resolução (de verdade) e corrigidas para nosso cliente. Mais um motivo para não fazermos muitos casamentos por mês, para que tudo seja feito com muito capricho.
* Nos importamos com seu casamento: O nosso prazer é fazer a festa ser o mais agradável para os noivos! Nos empenhamos em deixar vocês curtirem a festa, enquanto nós registramos tudo. Fazemos de tudo para que seja um dia realmente especial para vocês e não transformar o casamento numa sessão fotográfica chata ou em um mero teatro.
Só assim você terá verdadeiros vínculos emocionais com as imagens. Fotos que carregam boas lembranças afetivas.
Hoje eu faço parte da WPJA, Associação pela qual tive o prazer de ter mais de 20 fotos premiadas em concursos internacionais de fotografia de casamento, que atestam para nós que escolhemos o caminho certo: de nos importarmos com a história de cada cliente e de nos esforçarmos ao máximo para registrar tudo com coração.
Gostou de conhecer um pouco da nossa história?
Vamos marcar um café ou um skype para a gente conversar mais sobre o seu casamento. Você pode entrar em contato com a gente por aqui, ou pelo nosso Whatsapp que está aí no cantinho do site. =)
A gente também fez um post super legal sobre 7 coisas que você não pode esquecer no dia do seu casamento. Dá uma olhada lá.